quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VASOS GREGOS


Os vasos gregos são usados para armazenar água, vinho, azeite ou cereais em geral. Eram decorados com pinturas representando pessoas nas suas atividades diárias ou cenas da mitologia grega. Esse tipo de arte revela harmonia e equilíbrio entre desenho, ás cores e o espaço. Esses vasos foram confeccionados pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio nas minhas aulas de artes, a estrutura foi feita com jornal e o acabamento com atadura gessada e a pintura com tinta guache. 








Desenho de vasos gregos em papel cartão e pintura com lápis de cor, realisado com os alunos da 1ª série do ensino médio inovador.










Surrealismo

O Surrealismo surgiu na França, após a Primeira Guerra Mundial, em 1924, quando o Manifesto do Surrealismo  foi publicado por André Breton. Nas artes plásticas, o artista espanhol Salvador Dalí foi quem mais externou o universo surrealista. São temas marcantes de sua obra: a sexualidade, a angústia, as frustrações, os traumas, a memória, o tempo, o sono, o sonho.
 Pintura com lápis de cor de desenhos surreais realizado pelos alunos 3ª série do Ensino Médio.








terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pintura futurista em sala de aula



O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
Desenho e pintura com lápis de cor com estilo futuristas, feitos pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio.














quinta-feira, 23 de agosto de 2012

MURAL DE CIMENTO


Muralismo ou pintura mural, é pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
Os alunos da 1ª série do ensino médio inovador da Escola de Educação Básica “Cecília Vivan” do municipiop de Salto Veloso, fizeram um mural de cimento em baixo relevo. O tema escolhido foi qualidade de vida e o foco maior em atividades físicas. Os alunos desenharam vários modelos e os mesmos escolheram quais seriam feitos no mural. Esse projeto foi desenvolvido nas aulas de Matemáticae de Artes com os professores Simão Abatti e Lucilene Passoni Abati  . A participação dos alunos foi dinâmica e fundamental para a conclusão do trabalho. 



Preparação da massa de cimento