sexta-feira, 26 de abril de 2013

ESCULTURA COM MATERIAL RECICLADO

ESCULTURA


Desde is tempos pré-históricos, a escultura representa importante papel em todas as civilizações (Egito, Grécia, China, Índia e América pré-colombiana). Ela desenvolveu-se no Ocidente a partir da época românica. De início, sua finalidade era essencialmente religiosa. A escultura profana ou com fins puramente estéricos, desenvolveu-se durante o Renascimento e expandiu-se plenamente nos séculos XVII e XVIII na Europa.
 
A obra é esculpida através da modelagem de barro, cera, plastilina, gesso, mármore, pedra, madeira, bem como marfim ou pedras duras na realização de peças pequenas. A modelagem pode ser seguida da confecção de um molde (geralmente em gesso) e execução em bronze fundido ou cera, pedra ou mármore. A passagem do molde para a pedra esculpida é feita por um especialista.
 
Os materiais mais tradicionais para trabalhar a escultura são o mármore e o bronze e somam-se diversos metais como o cobre, o ferro, o alumínio, quase sempre soldados e mais recentemente as resinas sintéticas e outros materiais plásticos.
 
No Brasil, a escultura tinha caráter religioso. No século XVIII, os maiores nomes foram Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (profetas de pedra sabão, em Congonhas do Campo – MG) e Mestre Valentin (obras do Passeio Público no Rio de Janeiro.
 
Os maiores destaques brasileiros, no Século XX, foram: Victor Brecheret, Ceschiatti, Bruno Giorgi e Ligia Clark.
 
Após estudar a história da Escultura, citada acima, pesquisar diversos escultores e materiais utilizados para o desenvolvimento da uma escultura, os alunos das 3ª séries do Ensino Médio, confeccionaram esculturas com materiais reciclados. O trabalho fez parte, logicamente, da disciplina de Artes através da Professora Lucilene. O resultado do trabalho pode ser visto abaixo bem como os alunos trabalhando.
 










 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário