A educação estética está ligada à educação da visão, à observação das imagens, o que permite a leitura do mundo través dos elementos das artes visuais. O envolvimento estético é um dos fatores relevantes na construção do conhecimento do aluno. Por este motivo, ele deve ser estimulado a apreciar esteticamente e refletir sobre a arte produzida por artistas, bem como por ele e pelos colegas. As imagens veiculadas pelos diferentes tipos de mídia com que as pessoas têm contato em seu dia-a-dia trazem em sua essência um discurso conceitual que deve ser trabalhado a partir da estética e dos conteúdos das artes visuais. Um novo tipo de público, que não aceita qualquer produção sem refletir, forçaria uma mudança qualitativa na produção para o cinema, TV, internet, outdoor e livros escolares. O professor como mediador de obras ou orientador de percursos de criação de alunos em arte, deve saber que a disponibilidade para a aprendizagem está relacionada ao sentido que tem para os aprendizes e ao que já sabem. A educação é comunicação e significação, e não simples transmissão de informações ou estímulos. É um processo em que ações com intenções educativas podem ser decodificadas, recriadas e assimiladas pelo sujeito da aprendizagem. As formas de comunicação das mídias podem ser trabalhadas pela construção de um espírito crítico e de uma visão lúcida, que leve ao desenvolvimento do julgamento e da autonomia quando o aluno tenha capacidade para realizar análise comparativa entre experiência de baixa qualidade e experiência de boa qualidade artística e estética. O professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los. Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoais e as de comunicação audiovisual. Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância. São muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se encontrar número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas, quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional. A escola também deve ter como objetivo que os alunos não se interessem apenas pelo consumo de filmes e imagens comerciais. Para isso, o aluno deve ser estimulado desde as primeiras séries de escolaridade a observar filmes com uma linguagem não estereotipada, desenvolvendo um olhar crítico. Vários educadores apontam a importância da imagem em movimento (filmes e animações) para a educação. O cinema de animação como elemento educativo enfoca os objetivos do ensino da arte a partir de novas possibilidades e abordagens para se trabalhar a imagem. O desenvolvimento da linguagem artística se apropria dos elementos das artes visuais, da linguagem da imagem em movimento e do conhecimento/domínio da tecnologia do cinema de animação. Os alunos estão muito expostos à TV, ao computador, ao videogame, enfim, à tecnologia de mídia como um todo, estabelecendo relações que variam da passividade à interatividade. Como o educador pode tirar proveito desta situação? Será que o caminho de simplesmente negar ou criticar a TV ou o computador faz sentido e traz resultados? Nos dias de hoje a tecnologia se faz cada vez mais presente e necessária, possibilitando o intercâmbio de informação, o acesso e socialização do conhecimento. A escola precisa ficar atenta a esta situação e utilizar estes meios como uma forma de estabelecer uma relação mais efetiva com os alunos. É lógico que não se pode ser simplista, achando que a comunicação possa ser estabelecida somente pela sua utilização, é necessário adequar os conteúdos escolares a uma nova linguagem, e um caminho é o da mídia educativa de qualidade. A abordagem do cinema como elemento educativo vai ao encontro da proximidade do aluno com este tipo de mídia, que está cada vez mais preocupado não só em contar histórias, mas também em contá-las em uma linguagem cada vez mais contemporânea, com ritmo intenso, e imagens impactastes em função da cor, da luz, do enquadramento e reforçadas pela trilha sonora. É fundamental o desenvolvimento de novas metodologias de ensino a partir da aplicação de conhecimentos ligados à tecnologia, não deixando de lado a reflexão a partir da sua utilização e sobre a produção que dela se origina. O uso da tecnologia de manipulação de imagens se mostra como importante recurso para a introdução da computação no ensino de artes visuais, linguagem cada vez mais presente nos dias de hoje e nos tempos que estão por vir. Levando-se em consideração a característica dessas novas mídias de permitir uma melhor e mais rápida socialização do conhecimento e da informação, a questão da exibição é muito importante quando se trabalha uma produção artística.
Referência
As mídias na educação (José Manual Moran)
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